Editorial
Editorial | Índice 2019
Resumo
Título: Avanca | Cinema 2019
Director da Publicação | Coordenação: António Costa Valente
Editores | Paginação: António Osório e Sérgio Reis
Design da capa: Pedro Oliveira
Edições Cine-Clube de Avanca, 2019
Número de Referência: ISSN 2184-4682
AVANCA | CINEMA 2019
Um ponto de encontro é sempre mais reconhecido e presente, quando o tempo marca um número que parece limitar uma etapa.
Em 2019, numa conferência que tem na investigação em cinema a sua razão nuclear, celebramos a 10ª edição.
Tendo sido a primeira conferência científica a acontecer em conjugação com um festival de cinema, a AVANCA | CINEMA e o 23º Festival AVANCA 2019 oferecem um ambiente único e um programa diverso que passa pelas sessões de cinema, os workshops, as apresentações de livros, as exposições e sempre os acontecimentos paralelos a descobrir.
A revisão duplamente cega procura assegurar, edição após edição, a qualidade e a originalidade dos trabalhos escolhidos.
A AVANCA | CINEMA é um ponto de encontro para os investigadores que pretendem divulgar e partilhar as suas investigações académicas.
São 5 dias de cinema e muitos cruzamentos... nos olhares que se encontram por Avanca, num Portugal em pleno verão.
AVANCA | CINEMA 2019, um lugar para questionar / debater cinema.
Prémio Eng.º Fernando Gonçalves Lavrador
Em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, cuja obra é fundamental e universal, a AVANCA | CINEMA criou em 2010 o Prémio Eng.º Fernando Gonçalves Lavrador, procurando distinguir a melhor comunicação presente na Conferência.
Em 2019, um Júri Internacional constituído por:
- Manuela Penafria – Universidade da Beira Interior (Portugal);
- Cláudia Vaz – Universidade de Lisboa (Portugal);
- Denise Machado Cardoso – Universidade Federal do Pará (Brasil);
- Gloria Gómez-Escalonilla Moreno – Universidad Rey Juan Carlos (Espanha);
- José da Silva Ribeiro – Universidade Federal da Goiás (Brasil);
- Mari Mäkiranta – University of Lapland (Finlândia).
Distinguiu a seguinte comunicação:
“A delineação e concretização dos conteúdos imagéticos em The Death of an Owl (2012) e No Green No Blue (2012) de Marta Alvim através de um sonoro de autor”
de Helena Maria da Silva Santana e Maria do Rosário da Silva Santana, INET-md, Universidade de Aveiro (Portugal)
A Comissão Organizadora presta um justo agradecimento a todos os conferencistas participantes, membros do Júri, família do Eng.º Fernando Gonçalves Lavrador e à entidade patrocinadora da distinção, cujos contributos foram decisivos para a relevância social, artística, cultural e científica que se viveu durante todo o evento.
Muito obrigado.
AVANCA | CINEMA
Comissão Científica AVANCA | CINEMA 2019:
- Prof. Dr. Abílio Hernandez - Universidade de Coimbra – Portugal
- Prof. Dr. Alessandro Griffini - ENEA – Itália
- Prof. Dr. Alfonso Palazón Meseguer - Universidad Rey Juan Carlos – Espanha
- Profa. Dra. Alice Fátima Martins - Universidade Federal de Goiás – Brasil
- Profa. Dra. Anabela Branco Oliveira - UTAD – Portugal
- Prof. Dr. Aníbal Lemos – IADE / Universidade Europeia – Portugal
- Profa. Dra. Anne Démy-Gerde – Griffith University – Austrália
- Prof. Dr. António Abreu Freire – CLEPUL - Universidade de Lisboa – Portugal
- Prof. Dr. António Costa Valente - Universidade de Aveiro/UTAD/ESAP – Portugal
- Prof. Dr. António Pedro Pita - Universidade de Coimbra – Portugal
- Profa. Dra. Beatriz Legerén - Universidade de Vigo – Espanha
- Prof. Dr. Bienvenido Léon - Universidad de Navarra – Espanha
- Profa. Dra. Carmen Peña Ardid - Universidad de Zaragoza – Espanha
- Profa. Dra. Carla Freire - ESECS – Portugal
- Prof. Dr. Carlos Fragateiro – Universidade de Aveiro – Portugal
- Profa. Dra. Christine Escallier – Universidade da Madeira – Portugal
- Profa. Dra. Conceição Lopes - Universidade de Aveiro – Portugal
- Profa. Dra. Denize Araújo – Universidade Tuiuti do Paraná – Brasil
- Prof. Dr. Farshad Fereshteh Hekmat - University of Tehran – Irão
- Profa. Dra. Gloria Gómez-Escalonilla Moreno - Universidad Rey Juan Carlos – Espanha
- Profa. Dra. Ivelise Perniola – Roma Tre University – Itália
- Prof. Dr. Javier Olarte - Universidad Nacional de Colombia – Colômbia
- Prof. Dr. João Victor Boechat Gomide - Universidade FUMEC – Brasil
- Prof. Dr. Jochen Dietrich - Gymnasium Stift Keppel, Hilchenbach – Alemanha
- Prof. Dr. Jorge Seabra - Universidade de Coimbra – Portugal
- Prof. Dr. José Ribeiro - Universidade Federal de Goiás – Brasil
- Profa. Dra. Josélia Neves – Hamad bin Khalifa University – Emirados Árabes Unidos
- Prof. Dr. Kajingulu Somwe Mubenga - National Pedagogy University – Congo
- Profa. Dra. Lídia Oliveira Silva – Universidade de Aveiro – Portugal
- Profa. Dra. Lien Fan Shen - The University of Utah – EUA
- Prof. Dr. Manuel Salvador Lima - Universidade dos Açores – Portugal
- Profa. Dra. Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior – Portugal
- Prof. Dr. Marc Rigaudis - United States International University – Quénia
- Profa. Dra. Mari Mäkiranta – University of Lapland – Finlândia
- Profa. Dra. Marta Varzim - ESAD - Portugal
- Profa. Dra. Maria Eugénia Pereira - Universidade de Aveiro - Portugal
- Profa. Dra. Mirian Tavares - Universidade do Algarve – Portugal
- Prof. Dr. Nuno Fragata – IPL - ESAD – Portugal
- Prof. Dr. Paulo Bernardino - Universidade de Aveiro – Portugal
- Prof. Dr. Régis Frota Araújo - Universidade Federal do Ceará – Brasil
- Profa. Dra. Rosa Oliveira - Universidade de Aveiro – Portugal
- Profa. Dra. Rosemary Mountain - Concordia University – Canadá
- Profa. Dra. Sally Shafto – Sarah Lawrence College – EUA
- Prof. Dr. Wai Luk Lo - Hong Kong Baptist University - Hong Kong
- Prof. Dr. Yen-Jung Chang - National University of Taiwan – Taiwan
- Profa. Dra. Yumiko Mizusawa - Keio University – Japão
ÍNDICE
Capítulo I
Cinema – Arte
- A cidade e a paisagem urbana como personagem de cinema a visão de uma urbanista e cinéfila aprendiz .......... 17
Miriam de Oliveira Gonçalves - A composição de imaginários assombrosos pelo sonoro único proposto nos filmes de animação de Fernando Cortizo .......... 23
Helena Maria da Silva Santana
Maria do Rosário da Silva Santana - A delineação e concretização dos conteúdos imagéticos em The Death of an Owl (2012) e No Green No Blue (2012) de Marta Alvim através de um sonoro de autor .......... 31
Helena Maria da Silva Santana
Maria do Rosário da Silva Santana - Arte interativa: quem é o autor e onde está o espectador? .......... 39
António Cardoso - Articulação sonora e visual em performances intermédia site-specific .......... 44
Frederico Dinis - Cinema e pintura em diálogo .......... 51
Maria Fátima Nunes
Carlos Miguel Rodrigues - Crítica ou conversa? Youtubers e a crítica cinematográfica contemporânea .......... 59
Glaucia Davino
Victor Henrique Cruz Russo - Dançamos? A construção do par dançante .......... 68
Cláudia Marisa - Developing a Co-Creative Methodology of Narrative Artwork Production for the BEACONING Platform Metagame .......... 74
Jackie Calderwood
Rachael Till
Vytautas Vasiliauskas - Developing new Deaf screenwriting talent .......... 85
Abigail Davies - Educar la mirada: Un proyecto de creación audiovisual para sujetos no productivos .......... 94
Mariano García Plaza
Marisa Víctor Crespo
Jesús Ramé López - La estética modal como herramienta de análisis cinematográfico .......... 99
Jesús Ramé López - “Na ombreira da porta”: Intersecções para a construção poética de música visual .......... 108
Ludmila Constantino da Silva Queirós
Paulo Bernardino Bastos - Na perspetiva do movimento cinematográfico: ‘Desenhando uma linha de paisagem’ .......... 115
Cibele Saque - Narrativa e discurso através da “Montagem” fotográfica .......... 124
Mayara Fior Oliveira - O Fascínio do Cinema na Arte Pública: entre a Ficção e a Realidade .......... 132
José Pedro Regatão - O meu corpo em perceção: uma relação com a câmara e com o ato de ser fotografada .......... 138
Cristianne de Sá
Paulo Bernardino Bastos - Revivalismo dos Cartazes de Cinema de 1946–1951 .......... 145
Mariana Ramos e Silva
Vítor Quelhas - Show and/or tell: what is the role of historical dance in period cinema? And what memory of the history of dance are we left with? .......... 151
Alexandra Canaveira de Campos - Sobre Educação, Arte e Vídeoarte: rupturas, resiliência e práticas de ensino/aprendizagem na sala de aula .......... 161
Nélia Lúcia Fonseca - The end of cinema as we know it .......... 165
Paulo Alexandre e Castro - Turning Backs - o espectador está presente? .......... 169
Rita Vilhena
Capítulo II
Cinema – Cinema
- A criação do personagem cinebiográfico para o cinema: os desafios do roteirista para criar ou recriar .......... 176
Francisco Malta - Análisis práctico de la obra de Pere Portabella (1967-1976): la subversión de la Manera de Representación Institucional a través de la música .......... 182
Josep Torelló Oliver
Jaume Duran Castells - Cinema documental contemporâneo, técnica e sociedade: Implicações sociológicas e culturais .......... 189
Gilmar Santana - Cinema documentário, memória, política e exílio. Vivências no feminino .......... 198
José Francisco Serafim
Natália Ramos - Cinema Juvenil e Produção Audiovisual em Melgaço do Marajó: Experiências Compartilhadas .......... 205
Denise Machado Cardoso
Alessandro Ricardo Pinto Campos - Cinema negro português .......... 210
Michelle Sales - Cinematizing agenda – visualizing change .......... 215
Marta Fiolić - Del sistema de Stanislavki al método Strasberg: aproximaciones teóricas, análisis y críticas a ambos sistemas .......... 222
Bárbara Caffarel Rodríguez - El Cine y la Villa Malaparte de Capri .......... 227
Oscar Canalís Hernández - Escrita de argumento com atores: uma prática experimental em análise .......... 237
Nuno Tudela - Estudo das funções narrativas e estilísticas de sombras e sons nos filmes de influência expressionista O anjo azul e M – o vampiro de Düsseldorf .......... 244
Juan Francisco Celín Robalino - Experiências migrantes no documentário Latino Americano em 1ª pessoa: algumas abordagens metodológicas .......... 255
Sandra Straccialano Coelho - “Faz um filme com a gente, pra gente mostrar para os parentes”: A cultura do povo Ka’apor acionada pelo cinema .......... 264
Alessandro Ricardo Pinto Campos - Fora de campo e Campo sonoro em Cinema .......... 270
Fausto Cruchinho - Fritz Lang: o Mundo pelo monóculo do Modernismo .......... 274
Pedro Afonso
José Alberto Pinheiro - La retórica rusófoba y anglófoba del régimen franquista en las películas Murió hace quince años, Rapsodia de sangre, y La mujer que vino del mar .......... 281
Javier Venturi - No cinema de Woody Allen os sujeitos pós-modernos com suas neuroses nas cidades de Nova York, Barcelona e Paris .......... 288
Elis Crokidakis Castro
Luís Antônio Monteiro Campos - O caminho da contemplação: para Além da Estrada, de Charly Braun .......... 295
José Duarte - O cristal em decomposição em Morte em Veneza de Luchino Visconti .......... 301
Veronica Miranda Damasceno - O faux raccord e a montagem discursiva: O que é faux raccord? .......... 308
Mayara Fior Oliveira - O Imaginarium Diegético na Animação e no Cinema: a representação de momentos de sonho, memória, devaneio e psicadelia no Audiovisual .......... 318
Eliane Gordeeff
João Paulo Queiroz - O mar e os pescadores ou a ténue fronteira entre a realidade e a ficção no cinema de Leitão de Barros .......... 329
Sérgio Bordalo e Sá - O transcinema de Lúcia Murat. Memórias dos anos 70 por meio da imersão e da coautoria com o espectador .......... 333
Denise Costa Lopes - O valor documental do quotidiano: uma leitura histórica .......... 339
Daniel Brandão
Pedro Mota Teixeira
António Ferreira
Paulo Korpys - One film, three visions .......... 346
António Costa - Pautas y restricciones en el cine de no ficción contemporáneo .......... 351
Marín Ramos, Rubén - Plot vs Emplotment - Testing the narrative concepts of aesthetics and authenticity in the documentary short Far Away Land .......... 358
Deirdre O’Toole - Questões metanarrativas no documentário de arquivo: o ato de extrair a natureza do material pelas imagens .......... 368
Rafael de Souza Barbosa - Representações da Cultura Oriental e Ocidental em Amor e Dedinhos de Pé .......... 379
Maria do Céu Martins Monteiro Marques - Roma y Netflix: ganando premios y rompiendo reglas .......... 385
Fernando Moreno Suárez - Second person narrative in War Documentaries .......... 391
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho - Suspensão narrativa e fluxo temporal. A experiência musical em Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda .......... 395
Amanda Mansur Custódio Nogueira - The elevator scene in ‘Horse Money’: the sound-image .......... 403
Edmundo Cordeiro - Uma possível leitura do universo fordiano em “O Homem que Matou Liberty Valance” .......... 408
Manuel Bernardo Cabral - Voices of Justice in Non-Fiction Films and in Christianity .......... 415
Luís Proença - Walter White/Heisenberg: construção da personagem em Breaking Bad .......... 423
Luciana de Almeida Pereira Jordão
Capítulo III
Cinema – Comunicação
- A verdade da direita: a produção audiovisual de memória sobre a ditadura de 1964 .......... 432
Mônica Mourão - Cinema e Educação na construção da identidade: a partir dos discursos do cotidiano escolar .......... 441
Luiz Carlos de Sá Campos - Do cinema à análise do discurso dos media .......... 448
Teresa Maia e Carmo - Entretenimento: o crescimento da mídia cinema no Brasil .......... 455
José Estevão Favaro - Heritales 2017 - Beyond the academia. Re-thinking Heritage trough cinema and others art forms .......... 461
Maria Zozaya-Montes
Nicola Schiavottiello - Menswear, a fashion trend for women in the 1970s (How sociopolitical events of the 1970’s result in the projection of menswear for women in the movie Annie Hall) .......... 473
Moghadaseh Rouhi Ardeshiri - O Gif animado de reação e o processo de descontextualização .......... 480
Paulo Korpys
Pedro Mota Teixeira
Daniel Brandão
António Ferreira - Prison Views: Rethinking the Moving Image in the era of transmedia communication .......... 488
Marco Sironi
Nicolò Ceccarelli - Un recorrido real por la Viena del filme El Tercer Hombre .......... 495
Carlos Pantaleón Panaro
Capítulo IV
Cinema – Tecnologia
- Bandersnatch: o mundo virtual e a realidade na interatividade do cinema .......... 511
Francisco Malta
Fernando Rodrigues
Renan Oliveira - Bohemian Rhapsody: efeitos da atribuição de prémios cinematográficos no envolvimento no Facebook .......... 515
Sónia de Almeida Ferreira
Sara Santos
Pedro Manuel do Espírito Santo - Criação de narrativa num cartaz através de animação .......... 520
João Ribeiro
Vítor Quelhas - La problemática de los códecs en la edición y la distribución del audiovisual .......... 527
Juan José Domínguez López - Moda Vestra - um espetáculo de cinema ao vivo sobre o Algarve .......... 533
Ana Perfeito
Bruno Mendes Silva - O escuro tem sua casa: O retorno à sala de exibição como resposta as novas tecnologias de imersão .......... 541
Wilson Oliveira Filho
Gabriel Linhares Falcão
Francisco Malta
Márcia Cristina da Silva Sousa - The Amphibian Filmmaker: A new evolutionary species In the time of the Post-truth .......... 547
Luis Fernando Medina Cardona - The impact of drones in documentary filmmaking: Renaissance of aerial shot .......... 555
Kurtuluş Özgen - Uma Lide de Cartazes .......... 560
José Miguel Dos Santos Silva
Vítor Quelhas
Capítulo V
Convidados
- De maio 68 a abril de 1969 imaginários de revoluções no cinema .......... 570
José da Silva Ribeiro - El silencio de los recuerdos: de la imagen doméstica a la imagen documental .......... 577
Alfonso Palazón Meseguer
Juan Manuel Díaz - Hablando de cine, el papel de las revistas cinematográficas .......... 581
Gloria Gómez-Escalonilla - Insights about an interactive film installation .......... 589
Bruno Mendes da Silva
Mirian Tavares
Rui António
Susana Costa
Paula Monteiro
António Araujo - Manoel de Oliveira: a inevitabilidade da memória .......... 595
Anabela Dinis Branco de Oliveira - O Abismo e o Cinema moderno: Não seria só o apocalipse quem poderia nos libertar? .......... 600
Régis Frota Araújo - Plataformas de creación colaborativa en el audiovisual .......... 606
Narce Dalia Ruiz Guzmán
Nuria Lloret Romero
António Costa Valente - Retrato falado, Criminoso e Cinema .......... 613
Fernanda Sousa Oliveira
José da Silva Ribeiro - Sophia de Mello Breyner de Andresen na poesia de cinema de João César Monteiro .......... 620
Maria Eugénia Pereira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.