Numéro courant

No 13 (2022)
Publié le September 21, 2022
AVANCA | CINEMA 2022

Revue en ligne avec 104 communications et livre imprimé avec 873 pages et un total de 107 communications (ISSN: 2184-0520) de divers auteurs de différentes parties du monde, qui reflètent la Conférence internationale AVANCA | CINÉMA 2022 et rassemblez des communications scientifiques autour du cinéma.

Chapitre I _ Cinéma - Art

Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
23-30
A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner: do objeto primeiro às versões performativas de Fernando Lopes-Graça, Bernardo Sassetti, Filipe Raposo e Edward Luiz Ayres de Abreu
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Veruza de Morais Ferreira, Maria Helena Braga e Vaz da Costa
31-40
Simbolismo e Hibridismo Estéticos em Jean-Luc Godard Adeus à Linguagem
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Edmilson Forte Miranda Júnior
41-48
Cinema africano e imaginário decolonial: sobre Africanofuturismo no curta-metragem Afronauts
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Alexandra Cruchinho, Catarina Rito, Luís Sanchez
49-53
Arte e moda na criação de figurinos para cinema
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Keyla Andrea Santiago Oliveira, Talita Carla Farina
54-60
Cinzas no Pantanal (2021): questões socioambientais e educativas
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Ahmad Khoshniat
61-71
Bertolt Brecht’s Soul in the Body of Experimental Animation: Common Audiovisual Strategies between Epic Theatre and Robert Breer’s Short Animations
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Isabelle Ingrid Freitas Rodrigues
72-81
ENTRE O PERFORMATIVO E O CAPTURADO NA CENA: processos criativos e de inovações na criação da videodança e peça Donna
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Carolina Duarte Gonçalves Ramos, Miriam de Oliveira Gonçalves
82-91
Narrativas cinematográficas através do caminhar pelas paisagens urbanas
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Derya Yıldız
92-97
Cinematic Experience as Spatial Perception: Remembering the Remembrance
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Marc Boumeester
98-107
Cinematic Perception and the Image by Proxy
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Diego Alejandro Rodriguez Piña
108-113
Héroes Creativos a la sombra de la industria del comic
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Maroua Médini
114-122
Crise(s) et adaptation littéraire: le cas du film (Le collier et le bracelet 1986) du cinéaste égyptien Khairy Beshara
PDF HTML
Lucía Pérez García
123-130
Drama or Comedy? Music for a Disaster Artist
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Matheus Moreno dos Santos Camargo, Andreia Machado Oliveira
131-142
EFEMERA Imagem - Exibição AudioVisual FullDome
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Wilson Oliveira da Silva Filho, Mariana Lucas de Almeida Fernandes, Argeu Luiz Duarte Glória, Francisco Malta
143-149
Cinema experimental e ecologia das mídias: Aproximações e extensões
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Laura Brandão do Brasil, Eduarda Pereira de Paula, Mariana Cordeiro de Souza, Lucia Maria Pereira Bravo
150-158
Dos versos aos palcos e dos palcos às telas: O processo intertextual do filme “O Auto da Compadecida” (2000)
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Veronika Kleve, Paulo Bernardino Bastos
159-171
Eu Não Estou Aqui: diálogos com Agnés Varda
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Dulce María Núñez Oseguera, Dulce María Núñez Oseguera
172-177
Listening to Otherness in Pedro Páramo (1967) by Carlos Velo. The self existence from the desires and memories of other.
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Paula Barata Dias
178-185
Lupinus Homo – Classical Mythology reshaping intergenerational and gender conflict in The Power of the Dog by Jane Campion (2021)
HTML (Anglais) PDF (Anglais)
Saleh Ghorbanian
186-193
Painting in Time: The Role of Painting in Andrei Tarkovsky’s Solaris
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Sónia Carvalho, Paulo Bernardino Bastos
194-205
Corpo performativo e Psique. Aproximações aos métodos de investigação transdisciplinares: psicologia transpessoal e performance-ritual.
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
José Alejandro López Pérez
206-213
Projections of the Absent: A Critique to the Artistic Ways of Displaying the Forced Disappearance (An Analysis of Geometry of the Conscience by Alfredo Jaar)
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Edward Slopek
214-223
Shutter/Shudder to Think: Cinema after Cage
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Ricardo Tsutomu Matsuzawa, Eduardo Vicente
224-230
As canções em Arábia: Ouvindo o próprio coração
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Rodrigo Coelho Pierre Lira
231-237
Imagens Sobreviventes: uma análise de Édipo Rei (1967), de Pier Paolo Pasolini
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Abbas MOHAMMADI
238-244
The aesthetics of light in Afghan Cinema
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Walmir Barguil Pavam
245-249
A linguagem do amadurecimento em Deslembro, de Flávia Castro
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Nicoleta Călina, Cristiana Călina
250-259
The long life of Carlo Collodi’s puppet between literature and cinema. Pinocchio: short excursus through screen adaptations and performances
HTML (Anglais) PDF (Anglais)
Leonardo Augusto de Jesus
260-269
A imagem-movimento sob palimpsestos visuais nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Gisele Filippetto
270-275
O Papel da Música no Documentário “Miles Davis: Birth of the Cool”
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
André Araújo, Graça Magalhães, Pedro Bessa
276-281
A formação simbólica do arquivo mineiro: som e imagem enquanto veículo da memória
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Andrew Vallance
282-290
Work of Memory
PDF (Anglais) HTML (Anglais)

Chapitre II _ Cinéma - Cinéma

Natália Queiroz de Oliveira Souto
293-298
Alteridade, Dialogismo e Polifonia através do filme Encanto
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Marcus Vinicius Azevedo de Mesquita, Edileuza Penha de Souza
299-306
Ancestralidade e identidade em Negrum3 - Uma pedagogia negra acerca de gênero e de sexualidade
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
José Duarte
307-311
Dos Regressos
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Rosário Santana, Helena Maria da Silva Santana
312-319
Entre a ficção e a realidade: o caso particular da curta-metragem “Bugs and Daffy’s Carnival of the Animals by Camille Saint-Saëns” (1976) de Chuck Jones
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Edileuza Penha de Souza
320-329
Café com canela e a edificação do afeto no Cinema Negro Feminino
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Deirdre O’Toole, Tobias Frühmorgen, Érica Faleiro Rodrigues
330-337
Collaborative International Student Filmmaking – Establishing Joint Filmmaking Practices within FilmEU
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Patrícia Cardoso D’Abreu, João Ximenes Braga
338-346
Biografia comunicacional e usurpação da autoria na televisão brasileira: um estudo de caso sobre Babilônia, última novela de Gilberto Braga
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Katrin Pieper
347-354
Filmes cortados e legendas manipuladas: A censura de filmes estrangeiros durante o Estado Novo
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Claudia Adrianzen Lapouble
363-373
Cineastas expatriados, filmes (trans)nacionais? : o caso de dois cineastas latino-américanos na Europa
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Jose Francisco Serafim, Regina Gloria Andrade , Natalia Ramos
374-379
Ficções do real no documentário Era o Hotel Cambridge - Eliana Caffé (2016)
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Yorgos Drosos , Stella Klimatsaki
380-388
Flesh and Blood: Generic Monstrosities in Contemporary Greek Film
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Roberta Veiga
389-397
Formas de Insubordinação Cinematográfica aos Mitos da Maternidade: método, pesquisa e inventário
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Giulianna Nogueira Ronna, Cristiane Freitas Gutfreind
398-404
Imagens por vir: a reinscrição política no documentário Brasileiro contemporâneo.
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
André Francisco
405-412
“It’s hard to say whether that idea is really hers”: a tecnologia como elemento disruptor de identidade em Possessor (2020)
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Beatriz Alcici
413-422
Encontros e Desencontros: Imagens do “deslugar” no cinema contemporâneo
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Pâmela Eurídice da Silva Beleza Baltazar, Selda Vale da Costa
432-437
Perspectivas: uma excursão pelo cinema feito por mulheres no Amazonas
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Lina Cirino, Angelita Bogado
438-444
Recôncavo da Bahia e as imagens sem fim: corpo coletivo, afeto e futuro
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Karine Chevalier
445-453
Le jeune cinéma corse face à la violence : entre masque et miroir
PDF HTML
Julio Vallejo Herán
454-458
The confusion between person and character in Cravan vs Cravan (Lacuesta, 2002)
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Cassia Cassitas
459-463
A construção do feminino no audiovisual As Horas
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Angélica Marques Coutinho
464-470
A experiência da inclusão: o primeiro edital de longa-metragem com cotas de gênero e raça na Agência Nacional do Cinema do Brasil
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Ariani dos Santos Fontes
471-478
“A Dama de Shanghai”: Investigações sobre o Cinema Noir
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Liliana Rosa
479-484
Os limites da representação da violência em Benny’s Video (1992) e Brincadeiras Perigosas (1997), de Michael Haneke
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Marcela Negro, Javier Olarte
485-490
The montage cinema and the narrative structure, strengths for the story progression.
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Francisco Malta, Fernanda Ribeiro, Renan Oliveira, Stella Nemer, Wilson Oliveira
491-495
Efeitos Visuais e Softwares: O Cinema da Nova Geração
PDF (Portugais) HTML (Portugais)

Chapitre III _ Cinéma - Communication

Cristian Avello Cancino
499-504
Uma câmera-flecha; mobilizações, cosmopolítica e modos de aldear o cinema
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Francisca Tinoco
505-515
A Very Queer Riddle: Breaking Down Hollywood’s Queerbaiting Problem
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Gabriela Santos Alves, Karolyne Mendes Gomes, Rosane Vasconcelos Zanotti
516-520
Pertencimento e (sobre)vivência nas cidades: análise do documentário Chega de Fiu Fiu (2018), de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Pâmela Peregrino da Cruz, Erlane Rosa dos Santos, Filip de Souza Couto, Jhonatan Almeida de Sousa
521-526
Cinema Negro de Animação e processos educativos afrocentrados
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Pâmela Peregrino , Edileuza Penha de Souza
527-534
Cinema Negro de Animação e os Encantos do curta “Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas”
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Filomena Antunes Sobral
535-541
Desafios da televisão no século XXI
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Marcello Zeppi, Federica Dellepiane
542-546
Cinema and communication in the Montecatini Community
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Sílvia R. B. Pinto
547-551
Comunicação feita a partir de uma animação de sombras
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Jorge Calvo Martín, Francisco García García
552-558
Critical Success: The narrative weight of chance in TTRPG based shows (actual play)
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Arthur Felipe de Oliveira Fiel, Patrícia Cardoso D’ABREU
559-563
A animação experimental infantil no combate às fake news sobre o coronavírus: o lúdico como estratégia da verdade
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Kristian Feigelson
564-572
Images industry in East Asia : beyond the borders
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Marcella Suarez Di Santo, Matheus dos Santos Silva
573-583
A Educação Matemática no Cinema
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
José Estevão Favaro, Carolina Riguera Locoselli
584-589
Cinema em tempos de Covid - esperanças e desesperanças do meio e do público brasileiro.
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Ludmyla Alencar Ferreira Galdino, Fabrícia Teixeira Borges
590-594
Nausicaä: a heroína que não segue o Caminho do Herói
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Miguel Neta, Pedro Félix, Teresa Carvalho
595-601
Novas perspectivas para uma abordagem interdisciplinar do cinema na escola.
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Rosa Schrott, Marcela Negro
602-606
On the teaching and learning of audiovisual writing
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
David Wall
607-614
“Paging Dr. Freud!” Theorizing John Boorman’s Zardoz.
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Carlos Mauricio Gómez
615-624
Society, segregation and freedom: The transformation of the female image in Iranian cinema
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Pedro Alves da Veiga
625-633
The Cinematic Selfie: Questioning the Self through Generative Art
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
José Antonio Martinuzzo
634-640
A pandemia da Covid-19 e a constituição de uma audiovisualidade perversa
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Marcos De Bona de Carvalho
641-647
Biografias em Vertigem: As Trajetórias de Petra Costa e Leni Riefenstahl
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Juliana Lopes da Silva, Edileuza Penha de Souza
648-656
O ensino remoto emergencial do audiovisual: relato de experiência do Instituto Federal de Brasília - Campus Recanto das Emas (DF / Brasil)
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Verônica Valério Santos
657-666
Matrix e o Mito do Herói: abordagens críticas sobre a escola contemporânea
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Laila Thaise Batista de Oliveira, Luciana Oliveira Vieira, Naira Évine Pereira Soares
667-676
Espaço-Quilombo: Notas sobre mostras e festivais de Cinema Negro no Nordeste Brasileiro
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Gregorio Albuquerque
677-683
Pensar pela imagem: educação audiovisual pela perspectiva cultural, política e pedagógica
PDF (Portugais) HTML (Portugais)

Chapitre IV _ Cinéma - Technologie

Manuel Siabato
687-691
Le montage du cinéma 360° versus la notion d’immersion: Sam Esmail et l’expérimentation sensorielle de la série Mr. Robot.
PDF HTML
Filipe Pires, Rui Silva, Rui Raposo
692-699
A Survey on Virtual Production and the Future of Compositing Technologies
PDF (Anglais) HTML (Anglais)
Luiz Philipe Fassarella Pereira, Rodrigo Octavio D’ Azevedo Carreiro
700-708
Cinema, realidade e tecnologia em convergência
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Eusebio Alonso-García, Sara Pérez-Barreiro, Iván Rincón-Borrego
709-718
Cinematographic ecosystem of the city and transfer with new technologies.
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
João Ventura, Vítor Quelhas
719-730
Contributo da comunicação visual na simbiose entre espaço e tecnologia: o caso Zora
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Sheila García-Muñoz Vizcaíno
731-739
Creative subtitling as an accessibility tool for children with hearing impairment
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Luiza Moreira Heinzelmann, Mônica Stein
740-747
Concepção de uma história em quadrinhos digital em orientação vertical com inserção de animações.
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Lilian Cristina Monteiro França
748-755
Do Flash ao Klynt: a padronização algorítmica da narrativa no Webdocumentário
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Maria Valentina Fandiño
756-763
From the maloca to the screen. Narrative connections between the oral tradition of Múrui-Muina amazonian community and interactive audiovisual content.
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Alexandre Catarino Oliveira Martins
764-771
Memórias em movimento: a criação de videoarte através do arquétipo antropológico e dos modelos a/r/tográfico e a/r/cográfico
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Fabiane Urquhart Duarte , Andreia Machado Oliveira
772-776
Poética do Tempo: sobre o desgaste e a apropriação de materiais fotossensíveis
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
María del Mar Ogea Pozo
777-787
Raising awareness and teaching accessibility: a didactic experiment in the audiovisual translation classroom based on audio description
PDF (Espagnol) HTML (Espagnol)
Cecilia Salles, Samir Cheida
788-798
Montagem audiovisual transmidiática: uma reflexão sobre a montagem e o processo de criação da série The Walking Dead
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Eduardo Nespoli
799-805
Vestígios: uma exploração arqueológica de signos e ruídos em uma obra de live cinema
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Büşra Kara
806-814
Woman and Home in 1980s Turkish Cinema: A Relational Reading Through Atıf Yılmaz’s Films
PDF (Anglais) HTML (Anglais)

Chapitre VI _ CIAC

Mirian Tavares, Bruno Mendes da Silva, Jorge Carrega, Ana Isabel Soares, Patricia Dourado, Susana Costa, António Costa Valente
867-873
Cinema e Média Arte no CIAC
PDF (Portugais) HTML (Portugais)
Voir tous les numéros

A propos de la Conférence

Conférence
AVANCA | CINEMA


Chaque année en juillet, AVANCA | CINEMA Conférence internationale Cinéma - Art, Technologie, Communication, célèbre une nouvelle édition, invitant les chercheurs à participer à cette conférence à Avanca, où ils peuvent trouver un espace pour la diffusion, le débat et le partage de leurs œuvres dans le cinéma et les disciplines connexes.

Le fait que la Conférence se déroule en parallèle avec le Festival du film d'Avanca, crée un événement complet, offrant un programme varié avec des ateliers, des expositions, des présentations de livres, des tables rondes, des sessions plénières et des sessions parallèles, pour les chercheurs, les universitaires, les cinéastes, producteurs, acteurs, critiques, techniciens, spectateurs, entre autres.